segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Indivíduos conectados!

QUAL  A SENHA?


Ao acompanhar minha tia de 83 anos ao médico, é essa a primeira pergunta que ela faz a secretaria, após sentar-se e retirar da bolsa o seu inseparável tablete: Qual a senha? Sem entender, a secretaria diz que não tem senha, é ordem de chegada. Ela tranquilamente explica: a senha do WI-FI... Surpresa, a secretaria responde: Ah, táaaaaa!!!!!! E eu, também surpresa, acompanho de canto de olho, estranhando tudo.

Como se não bastasse, ela acha de tirar uma foto da secretaria (morri de vergonha!!!!) por acha-la bonita, pede o e-mail da moça e avisa: mandei a foto para o seu e-mail. Passado dois dias ela comenta: moça mal educada, não respondeu o e-mail! A intimidade dela com a tecnologia me chocou e me alegrou!! Uauuu!!!!!



É assim, super conectada que tia Alice, de 83 anos e muitos de nós vivemos os nossos dias. A mobilidade oferecida pela internet promove grandes mudanças no comportamento moderno e na forma de interação entre as pessoas. No texto Cibercultura e Mobilidade, a Era da Conexão, de André Lemos, o autor explora essas novas características da sociedade moderna, onde a mobilidade é a ordem do dia na interação entre as pessoas.

Os conceitos propostos de ubiquidade, pervasividade e senciencia nos mostram a possibilidade de interagir com vários lugares ao mesmo tempo (correndo o risco de nem saber onde estamos fisicamente, se é que isso importa!) é característica fundamental desta comunicação sem fio (Wi-Fi) que altera o modo como nos relacionamos com o mundo trazendo novas práticas sócias. Agora, a rede se desloca até o usuário graças ao “teletudo”. Estamos conectados!!!!


Me impressiona a quantidade de “tudo” que cabe nos smart phones. Como viver sem? Como ficar sem conexão? Basta acionar o meu polegar e ter acesso ao inimaginável e estar onde desejar. Nem preciso mais sair de casa... Não sei mais o que é publico e o que é privado. Confus@!



É! A net sem fio nos coloca em um novo patamar de interação de informações o tempo todo. Nesta era da conexão o ambiente de acesso e troca de informações pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer tempo.
Eu e tia Alice estamos adorando tudo isso!!!!! E vc?

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Web 2.0

Termo usado para designar uma segunda geração de serviços na rede, tendo como características potencializar os espaços de interação, as formas de publicação e ampliação das formas de produção, cooperação e compartilhamento de informação online.


O conceito de Web 2.0 possui grande repercussão social, uma vez que diz respeito a uma mudança na forma como ela é percebida por clientes e servidores nos apresentando formas mais dinâmicas de interagir (troca afetiva, trabalho coletivo, construção social do conhecimento) mediadas pela informática. Essa dinâmica oportunizou o aumento da velocidade e a facilidade de uso de diversos e significativos conteúdos existentes na Internet.


Nesse contexto a ideia de organização e colaboração desses conteúdos se constitui em uma importante configuração da Web 2.0. Dentro dessa discussão encontramos a ênfase na participação e na publicação potencializados pela Wikipedia, blog, Flickr... transformando as estruturas rígidas e estáticas da primeira geração em plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outras pessoas.

 Esse cenário altera sobremaneira a forma como temos acesso ao conhecimento, a forma como aprendemos, com quem aprendemos e onde aprendemos. A segunda geração pode ter acesso a uma infinidade de possibilidades de aprendizagem cabendo a escola organizar esses conteúdos. Sinais dos novos tempos! É o conhecimento a qualquer momento, em qualquer lugar.